segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Galette de rois




Ontem eu comi de novo a galette de rois e ganhei a fève !!! Vou explicar: aqui na França é tradição no dia de reis (6 de janeiro) comer um tipo de bolo de reis. Dentro deste bolo sao colocadas as fèves, que são pequenas estatuazinhas que podem ter qualquer tema, podem ser da Disney, do Harry Potter ou não ter tema nenhum especifico. Aqui na França o dia de reis não é feriado, então celebra-se este dia no segundo domingo depois do Natal. Atualmente, a galette é vendida nos supermercados antes e depois do Natal, então, da pra gente comer bastante galette !!! Huuummm !!!

A galette mais tipica, a mais parisiense com a coroa e as fèves

Vou traduzir o que encontrei de informaçoes na wikipedia com minhas proprias experiências gourmandes. A versão mais comum (e a minha preferida!) da galette (e a considerada mais parisiense) é feitta de uma massa folhada dourada no forno, recheada de frangipane, um creme muuito bom à base de amêndoas. Também existe a versão sem recheio (que eu nunca provei) pra gente comer acompanhada de geléia de frutas, e a galette que eu acredito que seja a que eu experimentei ontem, que é produzida sobretudo no sul da França, um brioche em forma de coroa. Eu achei também uma delicia e esta galette de brioche é a que mais se assemelha (ao menos visualmente) ao bolo de reis feito em algum lugar do Brasil, pois eu nunca vi nem comi là, e adoraria saber onde é que tem pra eu provar !!!
Junto com a galette vem uma coroa dourada. 

  Dentro da galette a fève (a estatuazinha, que antigamente era feita de porcelana e hoje é de plastico) é colocada e aquele que a encontrar sera o rei do dia e tem o direito de utilisar a coroa que vem junto com a galette. Eh muito engraçado quando a gente tah comendo distraido e sente uma coisa dura na massa. Quando eu fiz isso distraidamente a primeira vez, de subito eu pensei: ah, não, deixaram cair algo na massa ! Eh um dente ? Que medo ! Então, alguns segundos depois eu me lembrei da fève e fiquei feliz !

Uma fatia de galette de frangipane !Huuumm ... Bon appétit !



Ah, mais uma coisa divertida em toda essa  historia: o mais novo do grupo reunido deve ir  para baixo da mesa (uma coisa meio Ana Maria  Braga) e conforme as fatias vão sendo cortadas,  ele vai designando à quem sera destinada esta  fatia. 

Estas são todas as féves que eu  ganhei até hoje, mas minha coleção esta começando...


Eu acho isso tudo muito divertido, e ontem ouvi varias historias dos meus amigos franceses e suas lembranças de infância e de familia ... A mãe de um deles fazia ela mesma a massa da galette e colocava duas féves para os dois irmãos não brigarem. Outro cara me contou que seus pais pediam ao padeiro pra que ele colocasse as fèves, mas ele sempre percebia onde ela estava porque era uma parte que sempre murchava um pouco, então ele sempre cortava là ( e eu acho que é por isso que eles têm que ir pra baixo da mesa, pra não ver onde vai estar o pedaço "sorteado" e pra quem ele serà dado).


O bolo de reis, que espero um dia provar !

Eu nunca comprei na padaria, sempre no mercado, pois é mais cômodo e bem mais barato, e ainda estou aprendendo e conhecendo as coisas por aqui. Pra galette de massa folhada de frangipane o melhor é esquenta-la no microondas, ela fica maravilhosa quente e o cheiro da massa de amêndoas misturado com a manteiga da massa é deliciosamente indescritivel !!! (Que vontade !!!)

A galette que eu comi ontem, que a gente compra no supermercado 

E ontem, como eu disse, peguei a coroa pra brincar de rainha, quando me disseram que so quem ganhava a fève tinha o direito de colocar a coroa. Pois bem, cortamos a galette, e começamos a comer, e adivinhem quem achou a féve ? Eeeeuuu !!! Hahaha, peguei a coroa, me coroei e continuei a comer a galette, mais feliz e gulosa !



Nenhum comentário:

Postar um comentário