segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Adorei este videozinho, que minha amiga francesa acabou de mandar por facebook. Como fingir francês  em três passos: 1 -mostre entusiasmo por vinho; 2- faça barulhos com a boca para demonstrar que està concordando; 3- coma se possivel, para evitar ter de falar; 4- Use palavrões para enfatizar aprovação; 5- Se tiver duvida, apenas tente disfarçar.

Divirtam-se !

How to fake french

domingo, 29 de janeiro de 2012

Galette des rois - nova fève ! - e boulangeries

Salut !!!

Hoje eu comi uma outra galette de rois, desta vez em ... Clisson !!! E adivinhem quem ganhou de novo a fève ??? Eeeu !!! E ela é tão bonitinha ! é um lobo que assa um pão, uma baguete, ou algo do tipo. Ah, sim tirei fotos de uma pequena coleção de galettes de meus amigos. Também descobri que ha muitos anos atras, provavelmente na época de reis e feudos, as fèves eram feitas de ouro.


Embalagem de papel da galette comprada em uma boulangerie em Clisson

Descobri também que a galette não era antigamente um bolo destinado apenas ao dia dos reis.

Bem, ha diversas historias sobre a gallete de reis, sobre as fèves e a designação do rei do dia, como na Roma antiga, em que designava-se um escravo para ser o rei, podendo ele mandar no seu mestre durante todo o dia.



Minha ultima fève, com a coroa que veio junto

 


Pra enxergar um pouco melhor o pãozinho que o lobo vai assar ! (Ele deve ser vegetariano)

E mais da mesma

E uma pequena coleção...



E mais outras (mas eu não gostei nada desse ratinho, rsrsrsr !)
Hoje, eu descobri que como rainha, podia designar um rei também !!! =D é, mal ganhei a coroa e ja começa a bipartiçao de poderes, rsrsrs !!!













Uma pequena nota explicativa das boulangeries (padarias): elas não se parecem taanto com as que temos no Brasil. Elas vendem pães e viennoiseries, e às vezes patisseries. Não dà pra pedir um pingado ou comprar picolé. Muito menos um pãozim de queijo bem quentim, sô !

Viennoiseries possuem uma técnica de fabricação parecida com a do pão ou com a da massa folhada, mas levam ingredientes mais gordurosos e doces, como ovos, manteiga, leite, creme e açucar (ingredientes semelhantes aos utilizados na patisserie). Acredito que existe uma diferença entre viennoiserie e patisserie, mais não consegui entender bem a diferença pela wikipedia. Vou perguntar aos franceses experts no assunto (a maioria deve ser, eles adooram falar de -sua propria- culinaria) e explicar melhor depois num outro post.
Normalmente as boulangeries sao pequenas e a gente não tem lugar pra sentar e comer, é so pra comprar o pão, mesmo. Elas cheiram super bem porque suas delicias sao todas feitas na propria padaria. é que se não forem preparadas e assadas na propria padaria, não podem ser consideradas fabricadas pelo artesão boulanger, o padeiro, e ele não terà o direito de "assinar" a padaria. Em cada pequena padaria nos lemos na fachada ou na vitrine o nome do artisan boulanger, e, se ele apenas assar a massa de pão, ele não pode escrever que é o artesão responsavel pelos pães que ali se encontram, pois não fabricou a massa.
Uma outra razão para o cheiro maravilhoso das padarias aqui deve ser a manteiga. Nas massas têm bastaaante manteiga ! Com tudo isso, não é dificil conseguir uma forma assim meio de galette de reis, um tanto roliça, hahahah !!! Il faut faire gaffe !!!  (Tem que tomar cuidado !!!)



Um mille-feuille (mil-folhas) e uma tortinha de framboesa  (são tidos como patisserie) maravilhosos comprados numa boulangerie à Rennes

Ooohn, até forma de embalar essas pâtisseries ja é uma pequena arte, né ?


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Galette de rois




Ontem eu comi de novo a galette de rois e ganhei a fève !!! Vou explicar: aqui na França é tradição no dia de reis (6 de janeiro) comer um tipo de bolo de reis. Dentro deste bolo sao colocadas as fèves, que são pequenas estatuazinhas que podem ter qualquer tema, podem ser da Disney, do Harry Potter ou não ter tema nenhum especifico. Aqui na França o dia de reis não é feriado, então celebra-se este dia no segundo domingo depois do Natal. Atualmente, a galette é vendida nos supermercados antes e depois do Natal, então, da pra gente comer bastante galette !!! Huuummm !!!

A galette mais tipica, a mais parisiense com a coroa e as fèves

Vou traduzir o que encontrei de informaçoes na wikipedia com minhas proprias experiências gourmandes. A versão mais comum (e a minha preferida!) da galette (e a considerada mais parisiense) é feitta de uma massa folhada dourada no forno, recheada de frangipane, um creme muuito bom à base de amêndoas. Também existe a versão sem recheio (que eu nunca provei) pra gente comer acompanhada de geléia de frutas, e a galette que eu acredito que seja a que eu experimentei ontem, que é produzida sobretudo no sul da França, um brioche em forma de coroa. Eu achei também uma delicia e esta galette de brioche é a que mais se assemelha (ao menos visualmente) ao bolo de reis feito em algum lugar do Brasil, pois eu nunca vi nem comi là, e adoraria saber onde é que tem pra eu provar !!!
Junto com a galette vem uma coroa dourada. 

  Dentro da galette a fève (a estatuazinha, que antigamente era feita de porcelana e hoje é de plastico) é colocada e aquele que a encontrar sera o rei do dia e tem o direito de utilisar a coroa que vem junto com a galette. Eh muito engraçado quando a gente tah comendo distraido e sente uma coisa dura na massa. Quando eu fiz isso distraidamente a primeira vez, de subito eu pensei: ah, não, deixaram cair algo na massa ! Eh um dente ? Que medo ! Então, alguns segundos depois eu me lembrei da fève e fiquei feliz !

Uma fatia de galette de frangipane !Huuumm ... Bon appétit !



Ah, mais uma coisa divertida em toda essa  historia: o mais novo do grupo reunido deve ir  para baixo da mesa (uma coisa meio Ana Maria  Braga) e conforme as fatias vão sendo cortadas,  ele vai designando à quem sera destinada esta  fatia. 

Estas são todas as féves que eu  ganhei até hoje, mas minha coleção esta começando...


Eu acho isso tudo muito divertido, e ontem ouvi varias historias dos meus amigos franceses e suas lembranças de infância e de familia ... A mãe de um deles fazia ela mesma a massa da galette e colocava duas féves para os dois irmãos não brigarem. Outro cara me contou que seus pais pediam ao padeiro pra que ele colocasse as fèves, mas ele sempre percebia onde ela estava porque era uma parte que sempre murchava um pouco, então ele sempre cortava là ( e eu acho que é por isso que eles têm que ir pra baixo da mesa, pra não ver onde vai estar o pedaço "sorteado" e pra quem ele serà dado).


O bolo de reis, que espero um dia provar !

Eu nunca comprei na padaria, sempre no mercado, pois é mais cômodo e bem mais barato, e ainda estou aprendendo e conhecendo as coisas por aqui. Pra galette de massa folhada de frangipane o melhor é esquenta-la no microondas, ela fica maravilhosa quente e o cheiro da massa de amêndoas misturado com a manteiga da massa é deliciosamente indescritivel !!! (Que vontade !!!)

A galette que eu comi ontem, que a gente compra no supermercado 

E ontem, como eu disse, peguei a coroa pra brincar de rainha, quando me disseram que so quem ganhava a fève tinha o direito de colocar a coroa. Pois bem, cortamos a galette, e começamos a comer, e adivinhem quem achou a féve ? Eeeeuuu !!! Hahaha, peguei a coroa, me coroei e continuei a comer a galette, mais feliz e gulosa !



domingo, 22 de janeiro de 2012

Natal


O Natal em Rennes não me apetece muito, pois falta enfeite nas lojas e falta um pouco o clima de Natal, mas em Saint-Brieuc, Nantes e na cidadezinha de Clisson eu achei uma graça !



No shopipnho Paradis, em Nantes
Também em Nantes, o ursinho balançava as patinhas...





Adoro as vitrines de armarinhos e lãs. Nas cidades grandes ou pequenas que eu visitei, elas sao sempre fofas, e no Natal ficam melhores ainda !Que lacinhos mais lindos !






Esta arvore estava numa loja (linda!) de produtos de cozinha, em Saint Brieuc. Eram tantos cupcakes e docinhos que era dificil saber se ela era mais linda ou mais apetitosa !
Este, em saint-Brieuc pintava o chocolate


As marmotas faziam uma pequena coreografia (em Saint-Brieuc também)

Nesta casa em Clisson, a gente ja vê a delicadeza do Natal logo na entrada, no coraçao de madeira pendurado na arvore.


La halle de Clisson
Clisson


Clisson é a minha cidadezinha chouchou da França por varios motivos, um deles é que ela parece sempre um bibelot !
Clisson

Me disseram que nao existia arvore de presente ...  Mas tem !!! Em Clisson !!! Eh, tem, mas ja acabou...


Passeios pela França


Eu moro em Rennes, que fica na Bretanha, e apesar de não viajar tanto quanto gostaria por aqui, sempre que da, a gente da uma voltinnha e tira umas fotinhos ! Essas foram tiradas no verao passado e a gente passeou em tantas cidadezinhas perto de Angers, que eu não me lembro mais exatamente quais foram tiradas em Angers e quais foram em cidades vizinhas. De qualquer forma, estavamos nessas redondezas.





Nas cidades pequenas é sempre assim: sempre tem a pracinha com a igrejinha e o gargula ...

Vinhedinhos


Fui visitar algumas caves, mas so visitei, o povo que tava comigo é quem bebeu, apreciou, descobriu os mil e uns "parfums", eu mesma amei so o suco de uva. Era uma delicia !




"Regardez ces moutons sur les bouteilles !"
 Comi bem e de sobremesa, com uns 36 graus na sombra (foi no começo de julho), tive que tomar um sorvete ! Mas... (fica a dica !!!) a pectina da laranja deixou a massa meio amarguinha ... Mas ele é tão bonito, né ?! Talvez este modelo tenha vindo com defeito. Em todo caso, nunca mais pedi sorvete assim, dentro da casca.

Em Angers


Adorei as plantinhas e arvores vestidas em lã. Mas tava quente, jah, elas nao iam se resfriar, né ? Bom, na verdade, depois eu descobri que tinha uma faixa com uma mensagem ecologica, como um protesto para protegermos as arvores. Adorei esse manifesto ! 

Uma peça de teatro numa antiga Arena, em Angers. A peça foi otima, e teve algo de inusitado pra mim: a gente levou almofadas de casa pra se sentar na arena (la eles distribuiram almofadas). Muita gente prevenida fez o mesmo, e de pé, bonitinha, ficou esperando na fila com sua almofadinha !

Fila

Adorei esse videozinho, e sempre que vou aqui na prefeitura me lembro dele...

Fila de banco


Cinema - Intouchables

 

Intouchables

   
The "Intouchables" ("Untouchables") is one of the bests films I´ve ever seen. It is a french dramatic comedy uplifting film turned in 2011, and in my point of view, the best film from that year. The two brilliants directors, Olivier Nakache and Eric Toledano bring us in a very realistic but sweet way a plot (based in a real story) of a wealthy quadraplegic man (performed by the outstanding actor François Cluzet) that needs full-time caring because of his physical incapacitiy. He is going to find the help, the true friendship and the joy of living in a vey poor and apparently lazy young man (the so charismatic actor, Omar Sy).


Iconcial scene:
 " Pas de bras, pas de chocolat!"
, in a free translation:
"No arm, no chocolate!"
   Maybe because of its french production, maybe because it is based  in a true story, wich is laso a book, the fact is that we have a quite humaine picture that gives us a "click" with the characters, making us fall in love for each one of them. Try not laugh with the (many times unpolitical) teasings made by Omar Sy. With his huge white chuckles, it is just impossible !

   I also had an instantly crush by its soundtracks. It´s an amazing selection that we hear in many of the memorables scenes, such as  "Feeling Good" in the remarcable scene which Cluzet does a parachute drop, or when the smilling Omar Sy dances by the sound of "boogie Wanderland". I just wished to dance with him, too (unluckly for me, the cinema was a bit crowded).

   I would normally expect a sad drama or some kind of morbid humour about these touching subjects (poverty, disability, amonsg some others), but that´s the reason why this film is so surpsing. It goes way beyond. We learn a great life lesson  without moralism or judgements. Instead, we have a sweet, delicated humor and above all,´
we have a really inversion of our conception of how dealing with such themes.

   It is a fantastic life lesson with no moralisms and no jugements. 
   I felt from the movie room with an incredible happiness, feeling more positive than ever! So... I dare any of you, to watch it and not to feel the same!
   If you had already seeing it and you´re asking youself: "why is it called 'Intouchables' ?", just think about the strong unexpected frinship between two diffrents worlds... It´s intouchable !

So... As the frenchs say, "Amusez-vous !", or just simply...Enjoy it!  

The spectacular casting

François Cluzet
Anne Le Ny

Audrey Fleurot
Omar Sy



The director Eric Toledano, the actors Cluzet, Fleurot and Sy and the directorOlivier Kakache at a Premeière