segunda-feira, 2 de abril de 2012

Carnaval



Em Clisson e em muitas cidades por aqui, o carnaval é uma festa pra crianças, que ocorre no final de março ou no começo de abril. Eu nao tinha nada a ver com a historia, mas me infiltrei là no meio, com bastante cara-de-pau, vontade de dançar e ver os petits rebolarem um puquinho... Soh que ninhuém rebolou, a musica era meio esquisitinha e a banda que tocava, mais ainda. 

No começo as crianças deram uma voltinha pela centro da cidade, começaram em frente do castelo, cantaram e fizeram uma coreografiazinha com as mãos e depois, fizeram uma dancinha bem no centro, com direito à uma dancinha que parecia quadrilha. 

Depois teve o grupo (sem graaaça), mas teve, eles falavam uma lingua que parecia africano, mas na verdade mesmo, não parecia nada, heheheh, e quando decidiram falar algumas frases pra animar a garotada, em francês, ooh-là-là, acho que erraram feio na faixa etària do publico... Se bem que, novamente, acho que não tinha publico alvo nenhum, era melhor soh deixar a musica instrumental rolar, sem comentàrio totalmente dispensàveis (como: "Imaginem que vocês são caçadores e vão caçar quem vocês não gostam, o chefe, aquela pessoa que te enche o saco, atirem..." e por aih vai... Triste, né? Os pequenos mais velhos tinham 8 anos no màximo, acredito eu, e os professores, acho que não estavam ali pensando em matar o diretor, eles pareciam estar bem ... Não entendi bem esse humor, mas sou estranegeira, né ? Vai entender !).

Bem, o importante é que as crianças eram muito fofas e as fantasias muito lindas ! Eram fadinhas, dragõezinhos, Tom e Jerry, até um Asterixinho tinha ... E as mamães mais emplgadas foram também fantasiadas, uma graça !!!


Onde a festa começou...



Coreografia...
Princesinhas, cavalheirinhos, fadinhas, homem-aranha, tem de tudo !






Dragãozinho mais lindinho !!! E ele queria arrancar a cabeça porque tava incomodando, rsrsr !!

Até um duelo medieval tinha !!!

O Jerry e o pirata vendo quantos confetes conseguiram recolher do chão, hahaha !

O Asterixinho !! O pai dele tava bebendo a poção màgica ... Ele jà devia ter bebido ...

Fadinha vendo a apresentação...

Aqui começa a dancinha da "quadrilha"...



Coreografia com os pompons




A mãe fantasiada de bruxinha gorda ( a fantasia foi inflada com ar ) e o pai  é o Elvis

O Tom, o Jerry eo homem-aranha, pena que a foto saiu tremida...
Confetes de vàrias formas nas ruas de Clisson ...


quarta-feira, 14 de março de 2012

Carrosséis

 E agora com vocês... Alguns carrosséis ! Como eu tô começando a coleção agora, so tenho estes três...


Este carrossel é de Nantes ( a foto tà assim feia porque tava frio e chovendo, então eu so dei zoom )


                                     Repetindo a foto: carrossel em frente da igreja de Saint-Anne

                             
                          Este também é em Rennes, mas perto da Prefeitura, em frente à Opéra.


segunda-feira, 12 de março de 2012

Sessão fotos - Rennes e natal 2010

Como é sessão fotos, tô pegando tuudo o que tinha desde que eu vim, e achei as fotos do primeiro natal aqui, da primeira neve ...

Cirefe em novembro

 O "rodinho" tira-neve do vidro do carro.
 Essa bizarrice que acho que jà foi retirada, mas ficou no estacionmannto de Rennes 2 por muito tempo, e cada semana ele tava mais detonado, com mais vidros quebrados e amassados. Nunca entendi isso aih.
Arquitetura da Bretanha é uma fofura !

 Muita neve e uma aventureira também na universidade de Rennes 2


O prédio L ficou branquinho, branquinho. Eh là que eu tenho a maioria das minhas aulas.

No meu primeiro ano fui convidada pra uma ceia de natal por uns amigos japoneses muito fofos. Olha soh que comidinhas lindas eles prepararam !!!




A japonesinha dona do studio (uma kitnet) veio pra França pra estudar culinaria, massas, bolos, pães e doces. Ela tem tanto carinho com as comidinhas como pela decoração. 

Ainda na casinha da japonesa, ela tem uma caneta muito louca, muito tudo, que escreve em vidro e dah um certo aspecto de vidro jateado e sai super facil !


O cogumelinho e a arvorezinha dela !! E tudo tao bontinho, eles trazem um pedaço do Japão pra cà ...
  E aqui, foi soirée (algo tipo "noite de " ou "noitada") crêpes e cia, e a gente fez uma versão meio brasileira, com leite condensado e granulado !

 Este foi o natal na casa da Mayra. Là a gente passou a virada ddo dia 24. Comemos muito e teve chorinho ao vivo ! Hahha, é que a Ana amiga da Ma levou a flauta dela e ainda os acompanhamentos de chorinho.
 E, como ainda não entendo muito bem a edição de fotos deste blogger, votlamos ao almoço de natal  dos japoneses !!! Huuuum !!!

Bon appétit et joyeux noël en retard !
Bom apetite e feliz natal atrasado !

Sessão fotos de Rennes

Trote dos alunos (cena rara)
Igreja de saint-Anne

 Vou colocar agora vàrias fotos que eu tirei durante o tempo em que estou aqui em Rennes, não é là muito tempo, mas eu sou tiradora compulsiva de fotos às vezes. Espero que gostem !
Em uma rua perto do centro ...

Lado de fora da igreja de Saint-Anne


O bairro de Saint-Anne fica no centro de Rennes. De dia é um lugar de bastante comércio, tranquilo e até um tanto fofo. De noite, no entanto, por causa da Rue de la Soif (rua da sede, ou seja, rua de beber até cair - não duvide da galera daqui, eles são fortes em beber até passar da conta), a rua vira um inferninho e cheira bebida e ... mal !
Também essas ruazinhas de Saint-Anne são lugar conhecido por abrigar muitos clochards (vagabundos) e os rennais (quem mora, nasce em Rennes) não são nadas satisfeitos com estas ruazinhas cheias de charme arquitetônico e clima de boteco.
Quadro decorativo da crêperie La Pommeraie

Um prédio mais modernoso, com um robô gigante em frente (pena que era de noite e a foto não ficou tão boa)



Carrossel em frente da igreja de Saint- Anne


Eu morei por estas bandas, à direita (não perto de Saint-Anne, mas perto do INSA) por quase um ano e adorava ver esse cachorrão do Jardin Oberthur, loja de flores, plantas e de decoração de jardins . As florzinhas em caixotes que a gente vê é do Jardin. Estes dias descobri que esta loja fechou e està para alugar. O cachorrão fofo que sempre vinha tomar sol e dar seu salut não vem mais, então




Soh pra mostrar um tiquinho do ponto de ônibus (e o cachorro là atràs procurando algo pra comer, certeza! Eh um super gourmand - guloso- esse aih)















segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Adorei este videozinho, que minha amiga francesa acabou de mandar por facebook. Como fingir francês  em três passos: 1 -mostre entusiasmo por vinho; 2- faça barulhos com a boca para demonstrar que està concordando; 3- coma se possivel, para evitar ter de falar; 4- Use palavrões para enfatizar aprovação; 5- Se tiver duvida, apenas tente disfarçar.

Divirtam-se !

How to fake french

domingo, 29 de janeiro de 2012

Galette des rois - nova fève ! - e boulangeries

Salut !!!

Hoje eu comi uma outra galette de rois, desta vez em ... Clisson !!! E adivinhem quem ganhou de novo a fève ??? Eeeu !!! E ela é tão bonitinha ! é um lobo que assa um pão, uma baguete, ou algo do tipo. Ah, sim tirei fotos de uma pequena coleção de galettes de meus amigos. Também descobri que ha muitos anos atras, provavelmente na época de reis e feudos, as fèves eram feitas de ouro.


Embalagem de papel da galette comprada em uma boulangerie em Clisson

Descobri também que a galette não era antigamente um bolo destinado apenas ao dia dos reis.

Bem, ha diversas historias sobre a gallete de reis, sobre as fèves e a designação do rei do dia, como na Roma antiga, em que designava-se um escravo para ser o rei, podendo ele mandar no seu mestre durante todo o dia.



Minha ultima fève, com a coroa que veio junto

 


Pra enxergar um pouco melhor o pãozinho que o lobo vai assar ! (Ele deve ser vegetariano)

E mais da mesma

E uma pequena coleção...



E mais outras (mas eu não gostei nada desse ratinho, rsrsrsr !)
Hoje, eu descobri que como rainha, podia designar um rei também !!! =D é, mal ganhei a coroa e ja começa a bipartiçao de poderes, rsrsrs !!!













Uma pequena nota explicativa das boulangeries (padarias): elas não se parecem taanto com as que temos no Brasil. Elas vendem pães e viennoiseries, e às vezes patisseries. Não dà pra pedir um pingado ou comprar picolé. Muito menos um pãozim de queijo bem quentim, sô !

Viennoiseries possuem uma técnica de fabricação parecida com a do pão ou com a da massa folhada, mas levam ingredientes mais gordurosos e doces, como ovos, manteiga, leite, creme e açucar (ingredientes semelhantes aos utilizados na patisserie). Acredito que existe uma diferença entre viennoiserie e patisserie, mais não consegui entender bem a diferença pela wikipedia. Vou perguntar aos franceses experts no assunto (a maioria deve ser, eles adooram falar de -sua propria- culinaria) e explicar melhor depois num outro post.
Normalmente as boulangeries sao pequenas e a gente não tem lugar pra sentar e comer, é so pra comprar o pão, mesmo. Elas cheiram super bem porque suas delicias sao todas feitas na propria padaria. é que se não forem preparadas e assadas na propria padaria, não podem ser consideradas fabricadas pelo artesão boulanger, o padeiro, e ele não terà o direito de "assinar" a padaria. Em cada pequena padaria nos lemos na fachada ou na vitrine o nome do artisan boulanger, e, se ele apenas assar a massa de pão, ele não pode escrever que é o artesão responsavel pelos pães que ali se encontram, pois não fabricou a massa.
Uma outra razão para o cheiro maravilhoso das padarias aqui deve ser a manteiga. Nas massas têm bastaaante manteiga ! Com tudo isso, não é dificil conseguir uma forma assim meio de galette de reis, um tanto roliça, hahahah !!! Il faut faire gaffe !!!  (Tem que tomar cuidado !!!)



Um mille-feuille (mil-folhas) e uma tortinha de framboesa  (são tidos como patisserie) maravilhosos comprados numa boulangerie à Rennes

Ooohn, até forma de embalar essas pâtisseries ja é uma pequena arte, né ?